02/09/2019

Andrey Xavier é bicampeão do Aberto Estado do RJ


O gaúcho Andrey Xavier conquistou de ponta a ponta o título do 47° Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, realizado nos dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro, valendo pontos para o ranking mundial de golfe. Entre as mulheres, a coreana Isu Choi fez a melhor volta feminina na final para ser campeã da edição jogada no Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca.

CLIQUE AQUI e acesse os resultados completos.

Andrey Xavier, do Belém Novo, se tornou bicampeão de forma consecutiva do Aberto do Estado do Rio de Janeiro com 206 tacadas, voltas de 66, 71 e 69, sem jogar acima do par em nenhuma rodada. O carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, jogou 66 tacadas no domingo e igualou a melhor volta da competição, realizada por Andrey na sexta-feira, mas não foi o suficiente para ameaçar o campeão. Kenji terminou no segundo lugar com 210 tacadas, parciais de 73, 71 e 66. A terceira colocação ficou com o paulista Thomas Choi, do São Paulo, que fez o segundo melhor resultado do domingo para finalizar com 214 tacadas, voltas 71, 76 e 67.

Isu Choi, do Terras do São José, surpreendeu todo o pelotão feminino no domingo, com a única volta abaixo do par de toda a semana da categoria, para virar um jogo que perdia por duas e vencer com 223 tacadas, parciais de 76, 78 e 69. A segunda colocação ficou com a carioca Beatriz Junqueira, a Bia, do Itanhangá, que começou o dia empatada em primeiro e terminou com 229 tacadas, voltas de 78, 75 e 78. A carioca Manoela Barcellos, representante do Belém Novo, terminou no terceiro lugar, com 232 tacadas e parciais de 79, 75 e 78.

O Aberto do Estado do Rio de Janeiro teve ainda diversas categorias por handicap. Confira a seguir a lista de premiados no Itanhangá: masculino de índex até 8,5 – Thomas Choi (campeão), Arthur Locoman (vice-campeão) e Tomas Ribeiro (3°lugar); masculino de índex de 8,6 a 14 – Gabriel Yin (campeão), Gabriel Fernandes (vice-campeão) e Rodrigo Lombardi (3°lugar); masculino de índex de 14,1 a 22,1 – Nuno Cruz (campeão), Kazutoshi Matsumoto (vice-campeão) e Yin Xiao Min (3°lugar); masculino de índex de 22,2 a 29,3 – Arhtur dos Santos (campeão), Tulio Portella (vice-campeão) e Ruben Carneiro (3°lugar); feminino de índex até 16 – Manoela Barcellos (campeã) e Xiu Yun Guo (vice-campeã); e feminino de índex 16,1 a 28,2 – Esther Schmitz (campeã) e Valentina Bosselmann (vice-campeã).

Além do ranking mundial amador, a competição distribuiu pontos para o ranking nacional e o ranking estadual. A Cerveja Petra e a Cachaça Cabaré foram os apoiadores da edição. A hospedagem oficial ficou por conta do Novotel Barra da Tijuca.

O Aberto do Estado do Rio de Janeiro foi uma realização da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe e do Itanhangá Golf Club.