29/10/2010

ANA PAULA COSTA JOGARÁ A COPA LOS ANDES


O Rio de Janeiro estará bem representado na 65ª edição do Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, de 22 a 28 de novembro, no Club de Golf Los Leones, em Santiago, no Chile. Ana Paula Costa, do Itanhangá, foi um dos nomes divulgados pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) nesta quinta-feira, dia 28, para jogar pelo país na tradicional competição.

Além carioca (que atualmente estuda e treina golfe nos EUA), a equipe feminina será composta pela paulista Nathalie Silva, pela gaúcha Adriana Niclotti e pelas paranaenses Isadora Stapff e Patrícia Carvalho. O capitão do time feminino será o gaúcho Octávio Villar.

A equipe masculina será formada pelos paranaenses Daniel Stapff e Ivo Leão; e pelos paulistas Guilherme Oda, Pedro Costa Lima e Rafael Becker. O capitão do time será o paranaense Eduardo Pesenti.

Como delegados do time brasileiro irão Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe e John Nigel Wynn-Jones, diretor Técnico da CBG.

A competição – O torneio existe desde 1944, quando começou apenas como um embate entre chilenos e argentinos. Em 1950, o Brasil passou também a participar do campeonato. Atualmente, a Copa Los Andes conta com a participação de nove países da América do Sul – o último colocado de cada ano deixa de disputar o evento no ano seguinte.

Cada uma das nações sedia o campeonato a cada dez anos. A última vez que o Brasil sediou a competição foi em 2002, quando a delegação brasileira venceu nas duas categorias no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Foi também a última vitória brasileira. No total, o time masculino brasileiro já campeão sete vezes; o feminino, dez vezes.

Formato – A Copa Los Andes é uma disputa de match play de 36 buracos diários. Cada equipe enfrenta diariamente dois países, com duas partidas de duplas pela manhã e quatro individuais à tarde. Cada partida distribui 2 pontos ao ganhador, 1 ponto em caso de empate e nenhum em caso de derrota – esses são os chamados "pontos pequenos". A cada dia, portanto, estão em jogo 12 pontos pequenos. A equipe que soma pelo menos 7 pontos pequenos no dia ganha 2 pontos grande; quem faz 6 pontos pequenos na rodada (ou seja, quem empata) ganha apenas 1 ponto grande; quem perde não ganha nenhum ponto grande.