30/08/2020

Alerta máximo!


Alerta máximo! O Itanhangá Golf Club e o Campo Olímpico de Golfe foram vítimas do golpe cibernético que está cada vez mais frequente no Instagram. A rede social é utilizada de forma fraudulenta e relativamente simples, com os criminosos roubando a identidade da conta original, a partir de screenshots da marca do perfil e das últimas imagens postadas, para a criação de um novo usuário com nome semelhante à conta original.

Depois disso, os criminosos passam a seguir amigos e contatos da vítima. Ato contínuo, uma vez que essa ação é correspondida, começa a segunda parte do golpe, que utiliza o sistema de mensagens diretas do Instagram para oferecer vantagens e cupons promocionais, com a finalidade de roubar dados e clonar WhatsApps dos usuários, através do envio de links e fichas.

Os dois filiados à Federação de Golfe do Rio de Janeiro emitiram comunicados oficiais, que reforçam o repúdio ao ato fraudulento e também avisam que não estão promovendo qualquer tipo oferta, seja nos perfis oficiais ou por meio de parceiros.

O Itanhangá Golf Club e o Campo Olímpico de Golfe avisaram ainda que o Instagram não atendeu aos pedidos de remoção dos usuários farsantes. Com isso, ambos tiveram que buscar medidas judiciais.

Atualização 03 de setembro de 2020
O Golfe Clube Aretê Búzios é mais uma vítima do mesmo crime cibernético no Instagram. O usuário “sorteioclubebuziosgolf” está tentando aplicar golpes em nome do clube de Búzios. Cuidado!