22/04/2010

AGENTES MIRINS DO MEIO AMBIENTE


Despertar a consciência ecológica e mostrar a importância da preservação do meio ambiente são os principais objetivos do curso de Agentes Mirins do Meio Ambiente, que está sendo ministrado para 20 crianças do projeto da Associação de Golfe Público de Japeri. Além de conscientizar, a proposta é também torná-los multiplicadores ambientais.

Com duração de quatro meses, o curso, ministrado pelo gestor e perito ambiental Jorge Antonio de Souza, mostra aos pequenos, com uma linguagem simples e didática, a importância de práticas como a reutilização, reciclagem e reaproveitamento para a permanência da vida no planeta. Usando exemplos práticos de fatos ocorridos no município como, por exemplo, o estrago causado pelas últimas chuvas, o professor demonstra que pequenos gestos como não jogar o papel de bala no chão, mas sim na lixeira, podem evitar essas tragédias.

O passo seguinte é estimular as crianças a separarem o lixo que pode ser reciclado nas suas casas. “Quero mostrar que a coleta seletiva também pode gerar renda. Se conseguirmos a adesão da criançada, no final do curso poderemos vender o material que foi separado por eles como latas, papelão e garrafas pet e transformar numa prenda”, explica Jorge. As crianças estão muito estimuladas e a freqüência nas aulas tem sido de 100%.