08/11/2004

Aberto da Cidade do RJ empata ranking nacional


O XXII Banco Alfa-Varig Aberto da Cidade do Rio de Janeiro foi prejudicado pela má condição do tempo no terceiro dia. A chuva forte que castigou o Rio de Janeiro durante a noite inteira deixou o campo alagado e a Comissão Técnica decidiu que prevaleceria o resultado dos dois primeiros dias de disputa.

A carioca Mariana De Biase (na foto com o Capitão do IGC, Marcio Weber) no primeiro dia de competição estava com uma tacada a frente da paranaense Patrícia de Carvalho com (40-36) totalizando 76 tacadas, enquanto a paranaense fez (39-38) no total de 77 tacadas.
No segundo dia de competição a disputa foi bastante acirrada entre as duas, e Patrícia desta vez ficou a frente da carioca por uma tacada no resultado acumulado. No domingo, carioca e paranaense definiriam o título de campeã nacional, mas a forte chuva e o campo alagado impediram que a final ocorresse e prevaleceu o resultado do segundo dia de competição, dando o título para a paranaense de campeã scratch do Aberto da Cidade do Rio de Janeiro.

O resultado do segundo lugar na competição foi suficiente para que Mariana De Biase empatasse a liderança do ranking nacional com Patricia de Carvalho. O gaúcho Tiago Silva, que ficou com 2 tacadas de diferença do campeão Leonardo Marengo, tornou-se o líder no ranking nacional já que o Aberto do Nordeste que seria a última etapa do ano foi cancelada.
A Fecong – Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe enviou comunicado à Confederação Brasileira de Golfe informando o cancelamento do X Campeonato Aberto do Nordeste, por motivo de força maior. O evento aconteceria de 18 a 20 de novembro, em Comandatuba, na Bahia.

Ambos foram beneficiados pelo regulamento da Confederação Brasileira de Golfe, que considera apenas os cinco últimos torneios disputados na temporada, descartando os dois piores resultados. Todos os principais golfistas vão disputar o Sul-Americano em Los Andes, na Argentina.
“Foi o meu melhor ano e agora quero me profissionalizar”, disse o gaúcho Tiago Silva. “Meu sonho é poder participar do Tour dos Estados Unidos”, completou. Para Mariana, “o título é conseqüência dos nove anos de treinamento e fico feliz em ver um objetivo sendo alcançado”.

A chuva forte no Rio de Janeiro alagou o campo e a única opção para a definição dos campeões seria de prevalecer o resultado do segundo dia de competição já que não haveria mais jogo. “O bom do golfe é que ele depende da natureza e, desta vez, eu fui beneficiado”, festejou Tiago Silva. Mas Mariana não gostou. “Eu fiquei desapontada, pois queria vencer aqui no Rio e estava confiante em ter um bom desempenho neste domingo. De qualquer forma, o título nacional compensa”, completou.

Os cariocas foram muito bem no resultado final da competição. Nas categorias de 10 a 15 masculino o campeão foi o carioca Paulo Victor Pozzi Jr com 143 tacadas, e em segundo lugar ficou o carioca Nelson do Valle.
Na categoria de 00 até 09 os cariocas conquistaram os três primeiros lugares, Leonardo Dale em primeiro, Leonardo Brasil em segundo e Carlos Smith de Vasconcellos em terceiro.

A paulista Cecília Kleinert garantiu a vitória na categoria de handicap até 18 com 141 tacadas, e a carioca Lílian Cotrim ficou com a segunda colocação com apenas duas tacadas de diferença.

A premiação aconteceu no domingo e os jogadores receberam, além da taça, presentes dos parceiros da Federação. A empresa de cosméticos Sensória presenteou os vencedores com um kit de produtos exclusivos para que os jogadores pudessem relaxar após a maratona do final de semana com sais de banho, cremes de massagem, óleos, entre outros. Mariana De Biase recebeu das mãos do capitão do Itanhangá Golf Club Márcio Weber, a taça e três meses de mensalidade gratuita oferecida pela academia Rio Sport Center.

A paranaense Patrícia de Carvalho foi a vencedora do sorteio de uma diária de luxo na belíssima Pousada Urikana, em Teresópolis, que é também uma das parceiras da FGERJ no ”Cartão de Relacionamentos”.

O jogador convidado da Federação Lauro Henrique Jardim, presidente do IGC, recebeu do restaurante Garcia & Rodrigues um jantar com acompanhante com direito a convidar outro casal com 50% de desconto pelo primeiro lugar na competição (Invitation).

Além dos presentes, os jogadores puderam concorrer através de um sorteio a vários prêmios como uma diária de luxo na Pousada Urikana em Teresópolis, um final de semana no Hotel do Frade em Angra, livros do jornalista Guillermo Piernes e da Universidade de Yôga, serviços dentários oferecidos pela ATM Odontoclínica, e o prêmio mais aguardado foi a passagem oferecida pela Varig (patrocinadora oficial do evento) para Miami, em classe executiva com direito a acompanhante, tendo como vencedor o golfista Carlos Vasconcellos, capitão do Búzios Golf Club & Resort e diretor da Federação do Rio de Janeiro.
Os resultados do XXII Banco Alfa-Varig Aberto da Cidade do Rio de Janeiro foram os seguintes:

Scratch Masculino
1) Leonardo Marengo (SP), 142 tacadas
2) Tiago Silva (RS), 144 tacadas
3) Fernando Guimarães (RS), 145 tacadas

Scratch Feminino
1) Patrícia Carvalho (PR), 152 tacadas
2) Mariana Di Biase (RJ), 153 tacadas
3) Cecília Kleinert (SP), 155 tacadas

O XXII Banco Alfa-Varig Aberto da Cidade do Rio de Janeiro foi organizado pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Itanhangá Golf Club, Hotel Intercontinental e Pousada Lê Siramat, em Petrópolis.